terça-feira, 12 de maio de 2009

Hospital Veterinário da UTAD - Vila Real



Sócrates inaugurou Hospital Veterinário e Restaurante Universitário da UTAD.



O Primeiro-Ministro, José Sócrates, visitou a Universidade de Trás-os-Montes, onde inaugurou as obras de remodelação e ampliação do Hospital Veterinário e o Restaurante Universitário, infra-estruturas que resultam de um investimento de quase 4,3 milhões de euros.

Os ministros da Presidência, Pedro Silva Pereira, e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, acompanharam o Primeiro-Ministro na visita às duas infra-estruturas que foram co-financiadas pelo Programa Operacional Ciência e Inovação 2010 (medida IV.4, Infra-estruturas do Ensino Superior e medida IV.6, Expansão da rede de residências e cantinas).

Antes mesmo de inaugurar as novas infra-estruturas, José Sócrates fez uma visita guiada de autocarro a todo o campus da UTAD. A primeira paragem foi o Restaurante Universitário, que é uma ampliação da Cantina dos Serviços de Acção Social e que contava já com mais de 15 anos em funcionamento. Justificava-se por isso uma intervenção significativa para melhorar a sua funcionalidade. Com esta nova sala de refeições na cobertura do edifício, maximiza-se a capacidade instalada em armazenamento, conservação e preparação de alimentos.

A última paragem da comitiva foi o Hospital Veterinário, cujas obras envolveram a remodelação e ampliação do bloco de Clínicas Veterinárias que, de modo precário, foi servindo de Hospital Veterinário. Para alargar a multidisciplinaridade e valências da Medicina Veterinária a ampliação incluiu um picadeiro, instalações de hidroterapia, a construção de um túnel de voo para recuperação de aves, câmaras de muda e cerca para cervídeos.

José Sócrates afirmou que a reforma levada a cabo, nos últimos quatro anos, relativa ao Processo de Bolonha, contribuiu para as universidades se abrissem para o exterior. Esta situação tem favorecido o intercâmbio entre universidades portuguesas e estrangeiras.

O ministro da Ciência de Tecnologia, Mariano Gago, recordou a primeira visita á UTAD há 23 anos e acrescentou que tem acompanhado a evolução da academia transmontana. Destacou a afirmação dos centros de investigação e a internacionalização progressiva como passos desse desenvolvimento. “Hoje é claro qual o rumo a seguir e qual o seu lugar no ensino superior em Portugal”, salientou o ministro. O reitor da UTAD, Armando Mascarenhas Ferreira, sublinhou que as novas infra-estruturas criam novas oportunidades.

O apetrechamento do Hospital Veterinário foi parcial, sendo que o restante equipamento a instalar, nas áreas de cirurgia, imagiologia e outro equipamento laboratorial, será alvo de uma candidatura ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT). Este empreendimento articula-se com o futuro Edifício das Ciências Veterinárias - Blocos de Laboratórios (Bloco I), actualmente em fase de concurso público. Durante a visita foi assinado o contrato de comparticipação financeira, no valor de 9,4 milhões de euros.

Fonte: SB

Sem comentários:

Lawyers
Lawyers Counter